publicações

Crescente consumo de energia associado às tecnologias de informação e comunicação exige mais eficiência energética

2016

Tipo de publicação: Policy Brief

Horta, Ana, Fonseca, Susana, Nobre, Nélia, Truninger, Mónica e Correia, Augusta (2016). Crescente consumo de energia associado às tecnologias de informação e comunicação exige mais eficiência energética. Policy Brief. Lisboa. Observa/ICS-ULisboa. https://bit.ly/2J3bnpe

Os impactos ambientais das tecnologias de informação e comunicação têm sido desvalorizados, mas tendem a agravar-se devido à sua crescente massificação e integração na vida quotidiana dos utilizadores.

 Níveis de utilização muito intensiva destas tecnologias são considerados normais pelas gerações mais jovens.
 Apesar de em muitos casos as práticas de utilização dos mais jovens implicarem desperdício de energia, observa-se que em determinadas circunstâncias (necessidade de prolongar a bateria do telemóvel, p. ex.) estes desenvolvem um considerável know-how relativamente ao que fazer para gastarem menos energia.
 Recomendam-se medidas que:

i) sensibilizem os jovens e outros utilizadores para o problema;

ii) aumentem o conhecimento do que podem fazer para desperdiçar menos energia durante e após a utilização destas tecnologias; e

iii) reforcem a regulamentação do seu fabrico de modo a facilitar a integração da eficiência energética nas rotinas de utilização.

Projecto Eletroteen