observa

Equipa actual

download (1)

Rosário Oliveira

Investigadora

Rosário Oliveira é Arquiteta Paisagista (1994), com Doutoramento Europeu em Artes e Técnicas da Paisagem (2008). Desde 2000 tem conciliado a docência e a investigação em 6 universidades. É investigadora integrada do Instituto de Ciências Sociais (ICS)/Universidade de Lisboa (Grupo de Investigação Ambiente, Território e Sociedade) e Professora Convidada na Universidade Autónoma de Barcelona.

A sua investigação está focada na relação entre território e paisagem, considerando que os conceitos, abordagens e métodos sobre a investigação da paisagem podem e devem ser integrados no ordenamento e gestão do território de que resultem dinâmicas territoriais mais eficientes, que promovam uma melhor qualidade de vida. O planeamento alimentar urbano é disso exemplo.

Desde 2009, tem contribuído para a implementação da Convenção Europeia da Paisagem em Portugal, através de vários projetos em diferentes escalas. Entre outras iniciativas, participou na comissão redatorial da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem, aprovada em 2015, e na alteração do Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (2018).

Em 2014 foi-lhe atribuído o Prémio de Investigação Colaborativa pela Universidade Nova de Lisboa.​