observa

Equipa actual

roberto falanga

Roberto Falanga

Investigador

Roberto Falanga nasceu em 1983. Licenciou-se em Psicologia pela Universidade “La Sapienza” de Roma onde obteve também o grau de Mestre em Psicologia Dinâmica e Clinica. Doutorou-se em Sociologia, com Louvor e Distinção, pela Universidade de Coimbra, dissertando a Tese “Developing Change. A Psychosociological action research with Civil Servants engaged in Participatory Processes” (https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/24148) (Bolsa de Investigação Doutoral FCT SFRH/BD/62118/2009).
É atualmente Investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa com o Projeto “Beyond Big Narratives: An Inquiry into Changing Socioeconomic Paradigms and the Role of Participatory Mechanisms in Urban Contexts” (Bolsa de Investigação Pós-Doutoral FCT SFRH/BPD/109406/2015), e onde integra o GI-ATS “Grupo de Investigação Ambiente, Território e Sociedade”, e o Observatório OBSERVA.
Foi Investigador de Pós-Doutoramento, entre Abril 2014 e Dezembro 2015, no âmbito do Projeto Internacional MOPACT “Mobilising the Potential of Active Ageing in Europe”, financiado pelo Sétimo Programa Quadro da União Europeia. Em 2014 e 2015 foi convidado a integrar a equipa docente do Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade Católica de Viseu como responsável da Unidade Curricular de Ciências Sociais. Desde 2014 colabora com a equipa consultora do programa “BipZip – Bairros de Intervenção Prioritária Zonas de Intervenção Prioritária” da Câmara de Lisboa (programa nomeado como “boa prática” em 2013 pelo Observatório Internacional da Democracia Participativa). Entre 2015 e 2016 integrou a equipa externa de Avaliação do Projeto Nacional “Portugal Participa – Caminhos para a Inovação Societal”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian com o apoio do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants). Entre Abril e Maio 2016 colaborou com a equipa de investigação CIS-ISCTE-IUL no âmbito do Projeto “Memotrade”, financiado pelo Programa Circlemed. Em Maio 2016 foi co-organizador do Workshop Doutoral ICS-ULisboa “Territórios à Margem: Problematização e Intervenção” e em Junho do mesmo ano foi co-organizador da Escola de Verão ICS-ULisboa “Sociedade Civil e Território: Mobilização e Intervenção”.

Projectos

Colaboração

exPERts – Making sense of planning expertise: housing policy and the role of experts in the Programa Especial de Realojamento
MOPACT – Mobilising the potential of active ageing people in Europe