observa

Equipa actual

Sem Título

Dulce Freire

Investigadora

Dulce Freire (Alvaiázere/Leiria, 1969) licenciou-se em História (1992) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Na mesma universidade concluiu o mestrado (1998), cuja dissertação foi galardoada com o Prémio de História da Fundação Mário Soares (2000), e o doutoramento em História Económica e Social Contemporânea (2008).

Desde 1990, direcciona os interesses de pesquisa para temáticas relacionadas com a história rural e da agricultura em contextos portugueses e ibéricos. Tem vindo a analisar políticas e enquadramento institucional, movimentos sociais, memória, processos de inovação tecnológica e mudança social. Procurando desenvolver pesquisas interdisciplinares tem participado em diferentes equipas de investigação e recorrido a instrumentos teóricos e metodológicos que permitam relacionar testemunhos escritos, orais e visuais.

Tem no prelo Portugal e a terra. Itinerários de modernização da agricultura na segunda metade do século XX (Imprensa de Ciências Sociais) e o livro colectivo Contrabando na fronteira luso-espanhola. Práticas, memórias e patrimónios (Edições Nelson de Matos) organizado com Eduarda Rovisco e Inês Fonseca.

Foi research fellow no Institute of European Studies da University of Califórnia at Berkeley (2001), tendo realizado outras estadias de pesquisa na École de Hautes Études en Sciences Sociales (2005) e na Universidade de Santiago de Compostela (2006).

É, desde 2006, chair (com Anton Schuurman) da Rural History Network of European Social Science Conference promovida pelo International Institute of Social Science (Amesterdão, Holanda).

Outras actividades: secretária da revista Penélope. Fazer e desfazer a História (1993-1998); redactora da revista História (1994-2007); docente de cadeiras nas áreas da História Económica e Social e das Metodologias para as Ciências Sociais (Instituto Superior de Psicologia Aplicada, 1999-2008; Escola Superior de Educação de Setúbal, 2005); consultora de séries televisivas (1999-2000); colaboradora em diversas publicações, exposições e outras iniciativas com carácter de divulgação.