observa

Blogue ATS

Este blogue é alimentado e gerido pelos membros do grupo de investigação Ambiente, Território e Sociedade (GIATS) do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. O seu objetivo é duplo: proporcionar um espaço de difusão, debate e teste de ideias nas áreas de interesse do grupo; e dar relevo às dimensões do trabalho do grupo que tenham interesse para públicos não-académicos.

O blogue ATS está especialmente interessado em publicar posts, tanto de membros do grupo como de autores convidados, baseados em atividades de investigação e que contribuam para o avanço das práticas de pesquisa e para indicar direções inovadoras, tais como novos caminhos para a investigação, novas ideias transformadoras e informação útil para as políticas públicas.

O GIATS tem como objetivo compreender as dinâmicas sociais, territoriais e de governança subjacentes aos atuais desafios sócio-ecológicos; identificar caminhos de transição para uma sociedade mais justa e sustentável; e conectar ciência, sociedade e políticas públicas. As suas principais áreas de investigação são: representações, práticas e políticas do ambiente; sustentabilidade urbana e futuros regionais; tecnociência, risco e incerteza.